Em São Paulo: uma visita ao Mercado de Pinheiros

mercadaodepinheiros

Sempre gostamos de visitar mercadões: seja o de São Paulo mesmo, ou o pequenininho da minha cidade, ou em quase todas as nossas viagens. O Mercado de Pinheiros, ali no Largo da Batata, não seria uma opção que visitaríamos, mas por ter algumas lojas de chefs conhecidos no seu espaço, acabou despertando a nossa curiosidade. Não dizemos ‘não’ à um passeio gastronômico legal.

Visitamos o espaço em uma sexta-feira no fim da tarde. Os boxes de compras de alimentos como açougues, peixarias, vinhos, fecham as 18 horas. Alguns restaurantes ficam abertos até as 20 horas, mas é melhor chegar bem antes (explico direito abaixo).

Como chegamos exatamente as 18 horas, quase todos os boxes estavam fechados tirando os restaurantes. Ficamos meio chateados porque queríamos explorar um pouco o local, mas tudo bem.

mercadaodepinheiros4

Comendoria Gonzales

O Mercado de Pinheiros começou a ficar mais badalado depois da chegada da Comendoria Gonzales, restaurante peruano do chef Checho Gonzales, que ficou conhecido pela qualidade dos pratos que servia pelo precinho módico. Logo em seguida veio o Mocotó Café, uma proposta mais rápida do restaurante nordestino Mocotó, do aclamado chef Rodrigo Oliveira. Depois, chegou o querido Alex Atala inaugurando quatro boxes no mercado do Instituto Ata, projeto que visa rever a relação entre o homem e a comida.  Por fim, chegou o pessoal do Napoli Centrale, uma pizzaria que faz pizzas napoletanas (ou seja, com farinha italiana original) que prometia ser ótima.

mercadaodepinheiros5

Mocotó Café

Nosso plano era comer os dadinhos de tapioca do Mocotó Café, depois comermos o ceviche da Comendoria Gonzales e, para finalizar, uma pizza do Napoli Centrale. O plano foi por água a baixo, porque o Mocotó Café fecha as 18 horas em ponto, por isso ficamos sem os dadinhos de tapioca. Sem problemas, passamos pro ceviche.

mercadaodepinheiros3

Ceviche de Frutos do Mar (R$ 23)

Na Comendoria Gonzales, você pode escolher entre ceviche de frutos do mar ou de peixe do dia, e escolher entre quatro marinadas. Nós escolhemos o ceviche de frutos do mar (R$ 23) que é de camarão, polvo e pescada amarela com a marinada de suco de manga (suco de manga, suco de limão, cebola roxa, tomate, pimenta dedo de moça, coentro. hortelã, aroeira e sagu de coco). Primeiro de tudo, o ceviche é lindo, super colorido. O sabor da marinada estava super gostoso, minha única reclamação sobre o prato era que o polvo estava bem duro. Tirando isso, o ceviche estava bem saboroso.

mercadaodepinheiros2

Napoli Centrale

Como o namorado tinha ido na Napoli Centrale para comprar uma coca-cola, ele já me informou que só haviam apenas mais 10 massas de pizza (isso eram umas 18:30 h), ou seja, se não pedíssemos logo, ficaríamos sem. Por isso, como eu disse lá em cima, é melhor ir cedo. Você pega tudo aberto e sem chance de faltar alguma coisa que você queira comer.

mercadaodepinheiros1

Pizza de Burrata e Parma (R$ 25)

Conseguimos pedir nossa pizza, e escolhemos o sabor Burrata e Parma (R$ 25), que era recheada com burrata, pomodorino Giallo e Rosso, presunto cru e raspas de limão siciliano. A massa da pizza napoletana é bem diferente, tem um sabor bem acentuado (como se fosse um pão integral leve). O recheio estava bem gostoso, as raspas de limão siciliano ficaram bem pronunciadas.

No fim, nós tivemos um jantar gostoso com o valor muito justo. Valeu a pena para conhecermos o espaço, e deixamos pra uma próxima visita os dadinhos de tapioca do Mocotó Café.

Mercado Municipal de Pinheiros – Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros. São Paulo – SP.

Procurando hotel em São Paulo? Reserve com o Booking.com, o melhor site de reservas do mundo.

Já seguiu o instagram do blog? Segue lá @lugarzinhosporai e veja nossas andanças por aí.