Em Curitiba: fazendo a visita guiada na Arena da Baixada

arenadabaixada3Eu, particularmente, sou uma corinthiana muito meia boca. Não assisto os jogos desde 2012, nunca fui ao Itaquerão, e (pasmem) nunca vi um jogo do Corinthians no estádio. Então ir em um estádio de futebol fazer uma visita, ainda mais do time que não é o meu, não é lá uma coisa que está na minha lista de top prioridades.

Mas, na nossa viagem a Curitiba, namorado resolveu que queria visitar o Estádio Joaquim Américo Guimarães, mais conhecido como Arena da Baixada, lar do Atlético Paranaense. Okay, admito que estranhei, mas como iríamos ter uma tarde livre de qualquer jeito, topei o passeio.

A Arena da Baixada é considerado desde os anos 90 um dos estádios mais modernos do Brasil. Foi o primeiro estádio da América Latina a ter o teto retrátil e passou por uma reforma entre 2012 e 2014 gigantesca, sendo praticamente reconstruído para a Copa do Mundo.

Para comprar o ingresso para a visita, deve-se ir a salinha do tour, comprar o ingresso e aguardar o próximo tour começar. Custa R$ 20,00 inteira (R$ 10,00 meia entrada).

arenadabaixada2

Maquete de como ficou o estádio depois da reforma

Primeiro vamos a uma salinha para assistir um filme de mais ou menos 20 minutos sobre a história do estádio, ver alguns gols mais famosos de jogadores do Atlético Paranaense. Em seguida, entramos no estádio pela parte da Área Vip, onde possuem maquetes do estádio antes da reforma, agora e como ficará depois da finalização da reforma do complexo (há no momento a construção de um ginásio gigantesco do lado do estádio).

Então a visita sobe para o camarote do estádio, onde dá para ver o gramado bem verdinho de cima e tirar algumas selfies. Admito, assistir o jogo do camarote deve ser muito legal.

arenadabaixada4

Sala de Imprensa

Em seguida, descemos para a sala de imprensa, onde todas as entrevistas são dadas.

arenadabaixada5

Logo seguimos para os vestiários, onde são deixadas algumas camisas representando o espaço de cada jogador e a sala onde os jogadores fazem gelo e hidro após os jogos.

arenadabaixada

Chegamos pertinho do gramado

Para continuar o passeio, é ligado um som na escadaria do gramado para simular o barulho que a torcida faz quando os jogadores estão entrando em jogo. Gente, chega a arrepiar, é muito alto e muito contagiante. Subimos as escadas e podemos tocar o gramado, mas não podemos pisar nem entrar.

Após isso, subimos à área reservada a deficientes do estádio, que ao meu ver, parece ter uma super estrutura para receber pessoas com deficiência física. O espaço é bem amplo, com elevadores e rampas para receber o torcedor.

A visita foi super bem explicada, os guias estavam preparados para todas as perguntas que meu grupo teve. A visita teve duração de mais ou menos 1 hora e meia.

Visita Guiada Arena da Baixada – De Terça a Domingo, as 10:30, 13:30, 14:45 e 16 horas. Rua Buenos Aires, 1270, Curitiba – PR.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s