Afinal, o que é o cubierto?

cabanalaslilas1

Muitos brasileiros quando visitam a Argentina se surpreendem ao pagar a conta nos restaurantes e dar de cara com uma taxa cobrada chamada cubierto, que gera muitas dúvidas.

Muitas pessoas acham que o cubierto é a cestinha de pães servida antes do prato principal oferecido pela casa, mas não é, afinal, mesmo que você recuse a cesta de pães, o cubierto será cobrado.

Cubierto, em português, quer dizer talher e basicamente é a cobrança pelo serviço de mesa, a fim de garantir a reposição dos itens que são necessários para o cliente. O que quer dizer que você precisa pagar para usar os copos, pratos e talheres do local.

É uma taxa cobrada por pessoa, custando normalmente de 5 a 30 pesos (apesar que na minha viagem cheguei a pagar 90) e normalmente o preço do cubierto está marcado no cardápio.

Não, não é uma taxa que faz sentido, já que presume-se que a reposição de itens seja algo inerente ao negócio de se ter um restaurante. Não é uma taxa que é estipulada por lei e nem todos os restaurantes a cobram. Por mais que não seja uma taxa bem injusta, infelizmente é uma questão cultural e ela tem que ser paga, não tem jeito. 

Anúncios

10 comentários sobre “Afinal, o que é o cubierto?

  1. Pingback: Parrilla em Buenos Aires: um almoço no Cabaña Las Lilas | Lugarzinhos Por Aí

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s