Em Buenos Aires: visitando o Teatro Colón

teatro colon

Na nossa viagem à Buenos Aires colocamos no nosso roteiro uma visita ao Teatro Colón, um dos maiores, melhores e mais famosos teatros de ópera do mundo, muito conhecido por sua qualidade acústica excepcional, pelo seu valor arquitetônico e cultural.

O Teatro Colón atual foi inaugurado em 25 de maio de 1908, substituindo a construção original que operou entre os anos de 1857 e 1888 na Plaza de Mayo, no local que hoje abriga o Banco Nación.

teatro colon 4

A construção do prédio levou quase vinte anos, passando por diversos arquitetos até que finalmente fosse concluído. Devido as várias mudanças, vários estilos arquitetônicos foram incorporados ao prédio, mas, sobretudo, se vê a grande influência da arquitetura dos teatros de ópera franceses e europeus.

O Teatro possui a sala considerada com a melhor acústica do mundo para óperas e e a terceira melhor para concertos, sendo um teatro venerado tanto pelo público como por artistas que se apresentaram lá.

teatro colon 2

Foyer de los Bustos

O acesso ao interior do edifício só é permitido por meio de visitas guiadas, que nós decidimos fazer. A visita custou 180 pesos* por pessoa e teve duração de cerca de cinquenta minutos, passando por algumas salas como o Salón Dorado, que impressiona com sua opulência arquitetônica e o El Foyer de Los Bustos, um corredor onde todas as portas possuem bustos de compositores famosos como Mozart e Beethoven.

teatro colon 6

Detalhes da Sala Dorada: o teto mais bonito que eu já vi na vida (por enquanto)

Mas a parte mais importante da visita é a Sala Principal, onde os concertos acontecem. No dia que fiz minha visita, estavam acontecendo ensaios e testes de luz na sala, portanto desde o início sabíamos que não poderíamos fotografá-la e possivelmente a veríamos praticamente escura. Sendo bem sincera, saber disso me desanimou muito, já que a Sala Principal é o ponto alto da visita.

Mas a grande surpresa veio na hora que entramos na sala: nos foi possibilitado ver parte do ensaio de um ballet que aconteceria em poucos dias, Romeo y Julieta. Ver parte do ensaio compensou não poder ver a sala completamente clara, de verdade.

teatro colon 1

Em geral, a visita foi incrível. O prédio é lindo e poder ver um pedacinho de um ballet compensou o fato de que eu não pude ver o Salão Principal com as suas luzes acesas. Ver o palco em uso foi o suficiente para me alegrar, mas caso você se importe, fique atento ao calendário de eventos que acontecerão no teatro para a visita não ter ‘surpresas’, já que quando ocorrem concertos as visitas guiadas são alteradas pelo uso do teatro.

Teatro Colón – Cerrito, 628 – Buenos Aires, Argentina.

* Preços de outubro de 2015.

Anúncios

5 comentários sobre “Em Buenos Aires: visitando o Teatro Colón

  1. Pingback: Em Buenos Aires: um almoço na Pani | Lugarzinhos Por Aí

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s