Em Campos do Jordão: Visita ao museu do Palácio Boa Vista

palacioboavista

Na nossa última viagem à Campos do Jordão, visitamos o Palácio Boa Vista, que é a residência oficial de inverno do governador do Estado de São Paulo e um centro cultural, localizada no Alto da Boa Vista.

Projetado nos moldes dos castelos europeus por Georg Przyrembel, o Palácio Boa Vista foi inaugurado em 1964, pelo então governador Adhemar de Barros, com o intuito de servir de residência de inverno dos governadores de São Paulo.

O governador seguinte, Abreu Sodré, que considerava o uso do palácio muito restrito, decidiu, em parceria com o Secretário da Fazenda Luís Arrobas Martins, transformar o edifício de 105 cômodos em um centro cultural, adquirindo obras de artes, mobiliários e objetos para decorá-lo.

palácio boa vista

Desde sua transformação em monumento de visitação pública em 1970, o Palácio Boa Vista possui a dupla atribuição de sede de inverno do governo e museu, reunindo obras de grandes nomes das artes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, entre outros.

palácioboavista3

A visita ao interior do Palácio só pode ser feita com monitores e dura, em média, uma hora. Digo em média, porque caso você faça a visita quando o governador está lá, a visita dura apenas meia hora e não passa pela parte residencial do Palácio. Por questões de segurança, não é possível fotografar dentro do local, mas garanto: a visita vale muito a pena.

paláciobosvista1

Pátio interno do Palácio Boa Vista

 O acervo é incrível, tanto de obras de arte quanto de móveis antigos. Visitar o gabinete do Governador e outros cômodos foi uma experiência muito enriquecedora. A nossa guia era bem informada e sabia pelo menos um pouco de cada peça do local.

palacioboavista2

Particularmente, eu adorei a visita. Gosto muito dos trabalhos da Tarsila Amaral e ver o quadro Operários de perto foi incrível para mim. Sem contar que a vista do Alto da Boa Vista de Campos do Jordão é linda. As únicas dicas que dou são: fique atento nos dias de funcionamento (porque o Palácio não funciona de segunda e terça) e respeite o seu próprio tempo para visitar as salas e absorver todo o conteúdo do local.

Palácio Boa Vista

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 3001, Alto da Boa Vista.

Horário de Visitas: de 4ª feira a domingo, e feriados das 10 h às 12h e das 14 h às 17h.

Anúncios

Um comentário sobre “Em Campos do Jordão: Visita ao museu do Palácio Boa Vista

  1. Pingback: 5 Coisas Para Fazer Em Campos do Jordão | Lugarzinhos Por Aí

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s